CRONÓPIOS CASA DE ARTE E CULTURA
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA-2023
SALVADOR, BAHIA - BRASIL
Edição inaugural de 2023 | 27/02 a 05/03
Movimento Santo/Se essa rua fosse nossa…
II edição
Residência artística intercultural voltada para artistas do corpo, bailarinos e atores com uma série de vivências e imersões. Em sua segunda edição, esta será uma experiência de sete dias na Cronópios – Casa de Arte e Cultural – localizada no centro histórico de Salvador, Bahia, Brasil. A partir de jogos teatrais e técnicas contemporâneas da dança a residência terá como culminância a realização de um videodança.
Conheça o resultado da primeira edição:
Interculturalidade
Em interação com o bairro do centro histórico de Salvador. Será traçado um recorte da vasta e larga coleção de histórias, como um meio de experimentar a cultura e conhecer o território soteropolitano. A imersão esse ano acontece durante sete dias, de 27/02 a 05/03, em uma atmosfera revigorante, no Santo Antônio Além do Carmo, com acomodação e alimentação inclusos. Esta é uma volta ao trabalho presencial, após dois anos de reinvenção da nossa vida artística e cultural.
O condutor do processo artístico
A residência será conduzida pelo professor, bailarino e coreógrafo João Pirahy, que é o criador do Coletivo de Sonhos na cidade de São Paulo. Desde 2011 o coletivo recebeu diversos artistas que ajudaram a construir o alicerce que permeia e direciona o trabalho artístico até os dias atuais; investigando sempre os modos como os artistas se revelam, abrindo espaço para criação em suas diversas formas de expressão refletindo a cidade de São Paulo com seu perfil cosmopolita e multicultural.
Produziu vários espetáculos voltados para espaços cênicos tradicionais. Atua em espaços alternativos e rua. Além de ter realizado o videoarte Amores Concretos, no Minhocão em São Paulo. Participou em festivais como prêmio Ciudades Reveladas (Argentina, 2013). Tem trabalhos exibidos nas seguintes mostras: Festival Everybody ‘s Perfect 3 em Genebra); 7º. For Rainbow – Fortaleza – Brasil (2013); 1ª. Mostra Teatro e Cinema em movimento – Cinebus (São Paulo – Brasil – 2014); 6º. Festival Itinerante de Videodanza -Agite y Sirva- México (2014).
Movimento Santo/Se essa rua fosse nossa…
Metodologia e Tema da Residência
O Programa de Residências Artísticas da Cronópios visa o intercâmbio com artistas para a criação em território “estrangeiro”, como é da natureza das residências. Tem como palco a cidade de Salvador, com seus encantos, histórias e desafios. Receberemos 15 artistas que poderão vivenciar o pensamento vivo e estratégico do diretor João Pirahy no desenvolvimento de materiais cênicos coletados e processados pelos participantes, para a elaboração de uma dramaturgia coletiva. O fortalecimento desses espaços de residências artísticas espalhadas pelo mundo nos mostra o importante papel que esse tipo de experiência tem ocupado no atual cenário da produção das artes contemporâneas.
A residência artística Movimento Santo/Se essa rua fosse nossa… propõe vivências a partir de jogos teatrais e técnicas contemporâneas para dançar, além de um trabalho direcionado para a videodança de finalização da residência. Esta experiência é voltada para artistas do corpo, bailarinos e atores. Acontecerá na Cronópios – Casa de Arte e Cultura, que tem a direção artística de Lícia Morais, pós-doutorada em Pedagogia da Criação pelo Instituto Nacional de Artes do México, em parceria com o criador João Pirahy. Os princípios aplicados ao processo de criação e composição serão direcionados à criação de uma dramaturgia autoral e ao mesmo tempo entrelaçada em um corpo coletivo de impressões.
O trabalho ocorrerá de forma colaborativa na perspectiva da construção de um resultado ao longo dos dias. Nessa segunda edição, João Pirahy desenvolverá uma vivência voltada para o preparo e condicionamento físico através de técnicas contemporâneas de dança, incluindo a dança afro-brasileira, jogos teatrais e também com direcionamento para o videodança como produto final.
A imersão, junto ao diretor, abordará durante 4 horas diárias de trabalho, a criação de uma dramaturgia autoral. O treinamento buscará a apropriação das ações físicas e a relação entre a dramaturgia do diretor do intérprete no processo de criação e seleção do material cênico final. O conteúdo estende-se ainda, à análise das vivências de campo na cidade, movimento e ação no espaço e a energia no tempo, além das estratégias da percepção do diretor que conduz o participante nas etapas de estímulo e ação na composição.
Assim, treinamento, provocação, orientação e perspectiva crítica, promovem novas estratégias de dramaturgia, apuro, estímulo, contraste e suporte. O cronograma estabelecido previamente, apresenta aulas formativas, a imersão no tema com visitas a locais da cidade. A finalização prevê um dia de gravação externa no bairro que resultará em uma videoarte que será disponibilizada nas redes sociais, vimeo, e site da Cronópios e Coletivo de sonhos.
OBSERVAÇÃO: a residência artística será ministrada em português, inglês e espanhol.
Vagas
- 15 (quinze) vagas para candidatos previamente selecionados mediante currículo e carta de intenção.
- Os artistas selecionados ficarão hospedados juntos em regime de imersão, do dia 26/02 (domingo) à manhã do dia 05/03 (domingo), em residência próxima a Casa em uma atmosfera revigorante, com acomodação coletiva e alimentação incluídos. Uma volta ao trabalho presencial, após dois anos de reinvenção e resistência.
- As atividades serão desenvolvidas partir da noite do dia 26/02, seguido pelos próximos 7 dias (27/02 a 05/03) com o foco na construção de um videodança a partir do material oferecido pelos participantes, sob a visão e direção de João Pirahy.
Pré-requisitos e Inscrições
- Atores, atrizes, bailarinos e bailarinas serão previamente selecionados mediante currículo e carta de intenção, enviados formulário no link: https://forms.gle/PFVwjnYXGrkrh9CeA
- Serão 15 vagas, sendo 2 reservadas para residentes soteropolitanos. Para participar é necessário ter alguma pesquisa sobre o corpo sendo desenvolvida, além de alguma experiência no campo da dança.
- Os/as inscritos receberão o resultado da seleção por e-mail.
- A seleção é feita pelo conselho da Cronópios e pelo professor João Pirahy seguindo os pré-requisitos.
- Ofertamos ofício para selecionados captarem recursos, caso seja necessário.
O projeto pretende que artistas brasileiros e demais países, interessados em outros territórios e outras culturas, possam encontrar um lugar fértil para desenvolver uma criação autoral e ao mesmo tempo coletiva. Viver a criação dramatúrgica, conceitos e ideias desenvolvidas com treinamento, estímulos, provocações, orientações e perspectiva crítica, apuro, contraste e superações.
Cronograma e acordos gerais
Clique no dia e conheça a programação
Check in às 16 horas – 19 horas
Credenciamento dos participantes e abertura da edição Movimento Santo II.
Obs: Interessante programar chegada com antecedência ao horário do credenciamento deste dia.
Das 9 às 12 introdução a Residência,
Das 14h às 16 pratica dança Contemporânea
Das 16h30min às 18h teórico sobre a proposta de dramaturgia para o vídeo dança e história do Santo Antônio além do Carmo e suas Ruas
Manhã livre para pesquisa de campo e territorialização do participante no entorno
Das 14h às 15h aula dança afro brasileira.
15h30 estudos corporeidade dramaturgia para vídeo dança movimento santo, Se essa rua fosse nossa II
18h visita [LOCAL A DEFINIR]
Manhã visita [LOCAL A DEFINIR]
14h aula dança Contemporânea
15h30 pesquisa corporal e dramaturgia para o vídeo dança
18h ida para as ruas do Santo Antônio além do Carmo prático com exercícios cênicos.
Manhã visita [LOCAL A DEFINIR]
15h dança afro-brasileira.
17h30 continuação aos estudos corporais e dramaturgia para Movimento Santo Se ESSA RUA FOSSE NOSSA.
18h visita local II [LOCAL A DEFINIR]
15h preparação corporal
16h aula sobre vídeo arte, enquadramentos, ângulos e planos de filmagem. Quando a dança encontra o vídeo.
18h30 passagem das corporeidades e ida para as ruas do Santo Antônio.
9h preparação corporal, captações de imagens nas ruas para vídeo dança.
12h pausa almoço e volta às 14
14h finalizações filmagem
Jantar de encerramento. Certificado exclusivo e fotos.
Check-out às 10h da hospedagem e retorno dos participantes.
*A ordem das atividades podem ser alterada
FICHA TÉCNICA
Agnaldo Fonseca – Professor de Dança afro
Soteropolitano de Itapuã – Salvador/BA. Bailarino efetivo do Balé do TCA. Licenciado em Pedagogia. Especialista em Arte Educação: cultura brasileira e linguagens artísticas contemporâneas. Mestrando Profissional em Dança – PRODAN (UFBA). Mediador de Danças Afro-Brasileiras. Integrante do Núcleo de Pesquisa BTCA e do GRUPO GIRA – CNPq (UFBA). Coordenador do Departamento de Dança do Bloco Afro Malê Debalê.
Acordos gerais:
- A hospedagem é em quartos coletivos. Pensão completa (café-da-manhã, almoço e jantar). A comida é natural (com opções sem lactose e sem glúten) e sucos naturais.
- A organização do espaço no alojamento é compartilhada e conta com o bom senso do grupo enquanto a higiene do ambiente;
- A alimentação fornecida é baseada em frutas, vegetais e sem frituras e alimentos pesados a fim de contribuir com o trabalho corpóreo saudável.
- A Casa, além da hospedagem e alimentação, oferece estrutura de 2 salões, wi-fi e pátio para treinos ao ar livre.
- NÃO está incluso o transporte para os participantes na imersão/pesquisa de campo pela cidade. As ações programadas serão realizadas no entorno e podem ser realizadas a pé.
- Atenção aos horários de saída e entrada na hospedagem, obedecendo o silêncio a partir das 22 horas. A hospedagem não disponibiliza a chave da porta de entrada aos participantes que queiram sair à noite. Teremos um responsável para abrir a porta até às 12 horas/ meia noite. Portanto pedimos por favor, a adequação de cada um a essa recomendação do alojamento
- A casa fornece três alimentações diárias: café da manhã das 7h às 9h, almoço das 12h às 14h e jantar das 19h às 21h. Lanches e outras refeições são por conta do(a) residente.
- Os deslocamentos internos na cidade e taxas provenientes das ações culturais não estão inclusas no valor da residência.
INVESTIMENTO E FORMA DE PAGAMENTO
O investimento na residência é de 3.000 (três mil reais). A inscrição contempla a formação completa, estadia do dia 26/02 até o dia 05/03 três refeições diárias para os 7 dias de atividade. Com jantar de encerramento e certificado. Os selecionados receberão e-mail de confirmação com uma ficha de inscrição.
FORMAS DE PAGAMENTO
As formas de pagamento são: Pix, paypal (internacional) e/ou pagseguro (que oferta pagamento via boleto e cartão de crédito com as devidas taxas, parcelamento em até 12x). Para pagamentos feitos em pix, à vista, oferecemos um desconto de 150 reais, totalizando: R $2.850 reais.
Há uma taxa de cancelamento, onde ficará retido 30% do valor pago. As inscrições serão confirmadas após o pagamento.
Acompanhem nossa trajetória pelo site e venham fazer parte desta caravana de artistas junto a Cronópios Casa de Arte e Cultura.
Agradecemos a divulgação se possível! Compartilhem através das redes sociais, emails, com artistas e grupos. Esta iniciativa é totalmente independente realizada em Salvador, Bahia, Brasil, visando contribuir para ampliar e enriquecer o panorama das Artes Cênicas no Brasil e na América Latina.
Qualquer dúvida entre em contato:
contato@cronopioscasadecultura.com | Licia Morais – +55 71 996356974 | Gabrielle Guido + 55 71 9 81434819
REALIZAÇÃO
Cronópios – Casa de Arte e Cultura & teia! de impacto social | Idealização João Pirahy – Coletivo de Sonhos